O que é marketplace e como integrar minha loja virtual com eles

Marketplace: saiba como funciona e descubra como vender de forma integrada.

Descubra o que é marketplace e como funciona esta plataforma de compra e venda virtual!

Há algum tempo a internet deixou de estar somente em computadores e chegou aos celulares; atualmente estima-se que 69% dos brasileiros já realizam seus acessos por meio de um smartphone para os mais diversos fins (dados retirados do tecnologia.ig.com.br referente à pesquisas de 2018), sendo o comércio eletrônico um deles.

Com essa quantidade de pessoas conectadas durante todo o dia, o setor varejista viu a oportunidade e necessidade de criar um tipo de comércio virtual para que as compras caibam na rotina de pessoas com o dia atarefado, afinal podem acessar a loja e efetuar suas compras enquanto estão no ônibus, enquanto fazem uma refeição ou em qualquer momento livre do dia.

Pela praticidade e segurança que as compras e vendas virtuais oferecem, este tipo de comércio vem crescendo muito.

Em meio a compra e venda virtual, há um tipo que muitos não sabem diferenciar dos demais comércios online, chamado Marketplace.

Você sabe o que é marketplace e como funciona? Descubra agora!

O que é marketplace?

O marketplace, também popularmente conhecido como shopping center virtual, é um espaço online para compra e venda de produtos ou serviços.

Diferente do e-Commerce em que uma empresa ou marca vende seus próprios produtos sem qualquer intermediação no processo de venda, o marketplace é uma plataforma virtual intermediada por uma empresa em que vários lojistas podem fazer seu cadastro e vender; o comprador tem a opção de encontrar diversas marcas de vários fornecedores em um só site.

Um exemplo disso é que no caso de um e-Commerce, você acessa um site X e compra um determinado produto, a entrega do mesmo é realizada por esta mesma empresa a qual você efetuou a compra.

Já em uma compra realizada por meio de um marketplace, você adquire um determinado produto e este pode ser entregue por uma outra loja, visto que somente está sendo promovido ali, mas é uma linha de produtos de terceiros.

Uma das maiores e mais conhecidas plataformas de marketplace aqui no Brasil é o Mercado Livre e muitas outras como Walmart, Americanas Magazine Luiza, Submarino e por aí vai.

Vantagens da compra e venda virtual

Sendo o Brasil o 4º país do mundo com mais usuários ativos na internet (dados retirados da exame.abril.com.br), as vendas de forma virtual podem ser muito vantajosas.

Para o lojista uma das principais vantagens é a visibilidade e credibilidade que adquire,  visto que seus produtos e sua marca serão expostos em um site com um alto volume de visitas.

Além disso, os custos de publicidade são reduzidos já que várias marcas também dividem aquele mesmo espaço e o retorno financeiro também pode ser maior, isso ocorre devido o aumento de tráfego (acessos) e visibilidade que o marketplace proporciona, ocasionando em um aumento de vendas significativo.

Para o comprador as vantagens são ainda maiores já que pode comparar os preços de um mesmo produto de diferentes marcas em um único site, sem contar na praticidade de efetuar um único pagamento mesmo que realize a compra de produtos de fornecedores diferentes.

Como funciona um marketplace?

Este shopping center virtual funciona da seguinte forma:

Você deve fazer um cadastro de sua empresa e anunciar seus produtos no marketplace que mais se adequa ao perfil dos seus clientes para que comece a divulgação.

A empresa que gerencia o marketplace solicita uma comissão para isso, que varia de acordo com o nível de divulgação que você escolheu ao realizar o cadastro, além de possuir um prazo para a liberação dos valores de suas vendas.

Como integrar meu ERP com os maiores marketplaces do mercado?

Para facilitar o processo da integração de informações em suas vendas através dos Marketplaces, a RJS Tecnologia criou a 4MiddleWare que auxilia no controle e gerenciamento de dados entre o seu ERP e os maiores marketplaces e e-Commerces do mercado. Acesse já para saber mais!

Gostou deste conteúdo? Entre em contato conosco e conheça a 4MiddleWare, uma ferramenta essencial para você que está em uma plataforma de marketplace

Não perca tempo, inove agora mesmo!

ou

Fale Conosco

Fale Conosco

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Siga-nos

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Não perca tempo, inove agora mesmo!

ou

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Receba dicas exclusivas em seu e-mail.