E-commerce e marketplaces - Como ter sucesso nessa estratégia

Compra e venda digital: descubra tudo sobre e-Commerce e marketplaces

A venda de produtos de forma virtual é muito comum hoje em dia. Acompanhe o mundo globalizado e saiba o que é e-Commerce e como funciona!

Com o passar dos anos a tecnologia ganha cada vez mais espaço entre as pessoas, uma prova disso são os mais de 100 milhões de brasileiros que estão conectados à internet; o setor de varejo precisa acompanhar esses avanços e é por este motivo que hoje em dia é tão comum o comércio eletrônico, esta prática de compra e venda digital é muito conhecida também como e-Commerce.

Mas você sabe o que é e-Commerce ou até mesmo como funciona esta venda de produtos de forma virtual? Entenda agora!

O que é e-Commerce?

 

Atualmente as pessoas buscam praticidade e segurança para realizar as suas atividades diárias, por isso este tipo de comércio está tão popular, visto que o produto está só a um clique do consumidor.

E-Commerce, em português comércio eletrônico, é uma modalidade de comércio caracterizada pela venda dos mais variados tipos de produtos por meio da internet, ou seja, é a realização de transações financeiras de modo virtual, seja por um smartphone, tablet ou computador.

Para ser chamado de e-Commerce entretanto, é preciso que o site, seja ele atacadista ou varejista, ofereça os produtos e serviços por meio de uma plataforma virtual própria.

Inicialmente, as pessoas optavam pelo comércio eletrônico apenas para compras de coisas físicas e simples, como livros e CD’s por exemplo, mas hoje em dia esta modalidade de vendas cresceu tanto que alguns produtos que antes as pessoas nem imaginavam encontrar e muito menos arriscar a comprar online já podem ser encontrados, como casas luxuosas, carros, roupas, acessórios e até mesmo alimentos.

Estas compras por plataformas online geralmente tem seu meio de pagamento principal o cartão de crédito, mas possuem outras formas como boleto bancário, depósito ou transferência.

Vantagens da compra e venda digital

Este segmento de comércio aumentou bastante nos últimos anos, e a venda pela internet deve ter um aumento de 12% no ano de 2019 (dados retirados do e-Commerce Brasil), com previsão de crescer ainda mais este ano, visto que oferece muitas vantagens para seus usuários.

A venda de produtos de forma virtual une praticidade e segurança numa mesma compra, visto que o comprador tem a possibilidade de ver imagens ou até mesmo vídeos do produto, além da opinião de compras anteriores atestando ou não a qualidade daquilo que está sendo vendido.

Outra grande vantagem são os valores que costumam ser melhores do aqueles praticados em lojas físicas, sem contar que após a compra e confirmação de pagamento o produto chega diretamente a sua casa por um serviço de entrega próprio da loja ou via Correios.

A praticidade e qualidade na compra e venda pela internet são tão grandes que pesquisas indicam que as vendas no e-Commerce devem ultrapassar até mesmo as de lojas físicas (dados retirados da Exame)!

Para as marcas que vendem seus produtos por meio do comércio eletrônico, o e-Commerce também é muito vantajoso visto que além das pessoas buscarem esta praticidade nas compras, o custo para manter um e-Commerce é tende a ser menor que o de uma loja física.

O que é marketplace?

 

Diferente do e-Commerce, o marketplace possui um conceito mais coletivo de vendas online. Nesse modelo de venda virtual, diferentes lojas podem anunciar seus produtos, fornecendo ao cliente variedade na hora da compra.

Esse conceito não é tão novo quanto parece. No Brasil, o marketplace começou a ser implementado em 2012. A introdução desse modelo de vendas no mercado brasileiro fez com que várias empresas adotassem essa nova forma de comércio virtual. Alguns exemplos são Mercado livre, B2W, Dafit, Walmart e Magazine Luiza.

Mas você sabe, qual a principal diferença entre um marketplace e um e-Commerce?

Compra em um e-Commerce:

Para realizar uma compra em um e-Commerce, você entra no site da loja Y e escolhe um celular que é vendido e enviado pela própria loja Y.

Compra em um marketplace:

Para realizar uma compra em um marketplace, você poderá entrar no site da loja Y e escolher um celular que está sendo vendido e enviado pela Loja X.

Como criar um e-Commerce de sucesso

Para ter uma plataforma de comércio eletrônico de sucesso você deve levar em consideração que irá precisar investir em alguns aspectos:

  • Pesquisa de personas e segmentação do cliente para que ofereça serviços exclusivos (ou com diferenciais claros);
  • Invista em marketing de conteúdo;
  • Inove na variedade de produtos oferecidos;
  • Permita que o cliente entre em contato com você de maneira rápida.

Além disso para que o seu e-Commerce funcione perfeitamente você deve investir em uma boa gestão de estoque e controle da logística de entrega, planejar o sistema de cobrança e organizar como será o atendimento ao cliente, sem esquecer do Marketing Digital.

Em todos estes aspectos a RJS Tecnologia pode te ajudar com a 4MiddleWare, conheça nossa ferramenta e integre seu ERP com os maiores marketplaces e e-Commerces do mercado.

Gostou deste conteúdo? Acesse o site da RJS Tecnologia  e saiba mais sobre a 4MiddleWare, um serviço que veio para simplificar e inovar os negócios e tecnologias da gestão de seu e-Commerce

Não perca tempo, inove agora mesmo!

ou

Fale Conosco

Fale Conosco

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Siga-nos

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Não perca tempo, inove agora mesmo!

ou

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Receba dicas exclusivas em seu e-mail.