Atendimento personalizado: humanize experiências em lojas virtuais

Atendimento personalizado: entenda como criar uma experiência humana dentro dos marketplaces e e-Commerce

Entenda como uma boa experiência garante a satisfação do cliente e confira dicas de atendimento personalizado.

Oferecer uma boa experiência em lojas virtuais e nos marketplaces é a melhor forma de atrair e de fidelizar consumidores, mas você sabe o que fazer para destacar o seu negócio no mercado e garantir a satisfação do cliente?

As vendas online crescem cada vez mais e a busca por um atendimento exclusivo aumenta com elas. Por isso, é essencial desenvolver um bom atendimento nos canais e que seus produtos estão presentes.

Saiba porque o atendimento personalizado é um importante diferencial e entenda como humanizar experiências nos e-Commerces e Marketplaces contribuem para a satisfação do cliente.

Por que o atendimento personalizado é importante?

Sabemos que optar pelas respostas automáticas e padronizadas pode ser o caminho mais fácil, mas com um público cada vez mais exigente esse pode não ser o caminho que traz os melhores resultados.

Se coloque no lugar do cliente: você prefere conversar com um robô e receber mensagens que foram enviadas em massa para todos os outros clientes ou se sentir especial com uma mensagem personalizada que leva o seu nome, por exemplo?

Segundo uma pesquisa da Segment, 71% dos usuários dizem ficar frustrados quando recebem um atendimento impessoal. A busca por exclusividade é comum e são simples atitudes, como usar o primeiro nome do consumidor, que podem garantir a satisfação do cliente.

Oferecer uma experiência humanizada mostra que você se importa com o consumidor e está pronto para solucionar seus problemas. Mas, afinal, como humanizar experiências nos e-Commerces e Marketplaces?

Como fazer um bom atendimento nas lojas virtuais?

Quando a experiência é física fica mais fácil desenvolver um atendimento personalizado, mas quando o assunto é atendimento nas lojas virtuais e marketplaces essa personalização pode parecer mais trabalhosa. Mas não se preocupe: existem algumas atitudes bem simples que podem garantir a satisfação do cliente.

Confira algumas dicas para proporcionar uma boa experiência em lojas virtuais:

1-Faça embalagens personalizadas

Já imaginou o sorriso no rosto do cliente ao receber suas embalagens personalizadas? O toque artesanal traz uma sensação de aconchego e faz com que o consumidor se sinta especial.

Faça uma embalagem com a identidade visual da sua marca: utilize suas cores padrões e o seu logotipo em uma etiqueta, por exemplo. É uma forma de identificação muito importante para o reconhecimento da empresa.

Existem ideias muito fáceis e baratas, como o papel kraft, por exemplo. Imprima uma etiqueta com uma frase que passe uma sensação de aproximação, um simples “feito com amor” já é suficiente para aquecer o coração do cliente.

2-Envie uma carta de agradecimento

Outra dica de como humanizar experiências nos e-Commerces e Marketplaces é a carta de agradecimento. Você pode enviar um recado personalizado junto com a embalagem.

Agradeça a preferência do cliente, mostre que está a disposição e que espera que o produto supere as expectativas do consumidor.

Se conseguir fazer essas cartas a mão, melhor ainda! A sensação de pessoalidade fica ainda maior e você não precisa escrever uma mensagem muito grande: seja claro e objetivo, mas demonstre sentimento.  

3-Envie um e-mail personalizado

No caso do comércio eletrônico, os e-mails são um forte aliado tanto para atrair clientes quanto para garantir a fidelização deles.

Além de ajudar na captação de Leads, o e-mail pode ser uma ótima ferramenta de pós-venda, garantindo uma boa experiência em lojas virtuais.

A dica é enviar um e-mail personalizado de agradecimento após a compra. Funciona mais ou menos como a carta, mas de forma digital.

Lembre-se de sempre chamar o cliente pelo primeiro nome e de produzir um conteúdo exclusivo, que fuja dos modelos que parecem mecânicos e padronizados.

Solucione seus problemas de gestão de vendas!

Ninguém quer ficar se preocupando com o gerenciamento de vários softwares para dar conta da parte administrativa e operacional, não é mesmo? Quanto mais praticidade nos processos, melhor fica o atendimento nas lojas virtuais.

Por isso, o hub de integração 4MiddleWare é perfeito para solucionar seus problemas de gestão de vendas! Ele reúne seu ERP, plataformas de e-Commerce e Marketplace em um só lugar.

Usar um integrador eficiente e completo é a melhor forma de otimizar a comunicação entre os canais, e assim garantir a satisfação dos seus clientes.

Quer mais soluções eficientes para a gestão do seu negócio? Acesse o site do 4MiddleWare para resolver problemas de gerenciamento e melhorar ainda mais seu atendimento!

Leia também: 4MiddleWare: como funciona

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