Entenda a importância da satisfação do cliente na sua loja virtual

Entenda a importância da satisfação do cliente no e-Commerce e nos Marketplaces

Confira algumas atitudes básicas para garantir uma boa experiência do cliente nos canais digitais

A preocupação com planos de marketing e a parte administrativa da loja virtual ou dos marketplaces é comum, mas muitos vendedores esquecem do atendimento ao cliente.

Fazer com que a experiência do cliente na loja virtual seja boa é parte essencial da construção da sua imagem no mercado.

Confira a importância da satisfação do cliente e o que fazer para oferecer o melhor atendimento em seu e-Commerce ou nos canais de Marketplace.

Por que me preocupar com o atendimento ao cliente?

Você sabia que 86% dos consumidores estão dispostos a pagar até 25% a mais só para ter um atendimento melhor?

Pois é, esse foi o resultado de uma pesquisa feita pela empresa RightNow. O atendimento ruim é um dos grandes causadores de vendas perdidas.

Além de garantir a fidelização, oferecer um atendimento de qualidade ao cliente é essencial para construir a imagem da sua empresa no mercado.

Se um cliente vivenciar uma boa experiência de compra no seu comércio eletrônico, as chances de indicá-la para amigos ou familiares aumentam.

Como oferecer um atendimento de qualidade ao cliente?

Agora que você já entendeu a importância da satisfação do cliente, vamos conferir algumas dicas para aprimorar o seu atendimento na loja virtual:

Conheça bem a sua persona!

Para fazer um marketing realmente atrativo é necessário conhecer muito bem a sua persona. Defina o perfil do seu cliente ideal, descubra quais são as suas necessidades e o que ele busca no seu produto.

Ao conhecer melhor o seu consumidor, a tomada de decisões fica mais fácil e assertiva, já que você sabe o que precisa fazer para atender as necessidades apresentadas.

Defina o que é satisfação para o seu cliente

Sabemos a importância da satisfação do cliente e alguns pontos básicos garantem um atendimento de qualidade ao cliente, mas você sabe o que significa satisfação para o seu cliente?

Ser específico é sinônimo de resultados positivos. Definir a persona é um começo, mas é preciso fazer um monitoramento constante: o que o cliente espera da sua loja virtual, quais pontos ele aprova e quais poderiam ser melhorados.

Receber feedbacks é essencial para otimizar a gestão de vendas e, consequentemente, melhorar a experiência do cliente na loja virtual.

Ofereça um atendimento personalizado

A personalização do atendimento ao cliente com certeza é um diferencial. Afinal, quem não gosta de se sentir acolhido, não é mesmo?

É importante criar uma aproximação entre a empresa e o consumidor: criar um relacionamento de confiança melhora a experiência do cliente na loja virtual e nos canais em que seus produtos estão presentes, como os marketplaces. Para isso, tem algumas atitudes básicas que você pode tomar.

O cliente reclamou de algo? Se retrate e tente solucionar a situação da melhor maneira possível, demonstre empatia, compreensão e seja sempre sincero.

Além disso, é importante ser ágil nas respostas e humanizar o diálogo. Evite mensagens automáticas e tente personalizar a comunicação. Chame o cliente pelo primeiro nome, pergunte como ele está e use recursos da internet, como os emojis, para tornar a conversa mais amigável.

Não esqueça do pós venda!

Muita gente acredita que o atendimento ao cliente termina quando ele finaliza a compra, mas isso não é verdade.

A importância do pós venda para o atendimento na loja virtual é gigante. É uma forma de monitorar os seus serviços e o nível de satisfação do consumidor, o que permite uma análise de pontos que precisam de melhorias.

Acompanhe a entrega do produto, pergunte se chegou corretamente e se atendeu as expectativas. Aproveite para usar a internet a seu favor: fale para o cliente compartilhar uma foto com o seu produto nas redes sociais, marcando o perfil da loja. Assim você pode atingir novas pessoas.

Como solucionar problemas de gestão de vendas?

Usar um hub de integração eficiente e completo é a melhor forma de solucionar os seus problemas de gestão de vendas, melhorando a experiência do usuário do começo ao fim.

Referência no mercado, o 4MiddleWare integra seu ERP com plataformas de e-Commerce e Marketplace. Assim fica mais fácil evitar a perda de informações, o atendimento e até mesmo o aumento no prazo de entrega, melhorando a experiência dos clientes os canais digitais.

Acesse o site para conversar com um consultor e saber mais sobre o software!

Quer saber mais sobre otimização da gestão de vendas? Acesse o site do 4MiddleWare e conheça os diferenciais desse hub de integração

Leia também: 4MiddleWare: Diferencial

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