5 erros comuns que podem prejudicar suas vendas online

5 erros comuns que podem prejudicar suas vendas online

Saiba quais estratégias de venda online merecem atenção para não cometer erros na gestão da sua loja virtual

As lojas virtuais ganham cada vez mais espaço no mercado, mas basta um simples deslize para perder um cliente. Existem diversos erros que prejudicam as vendas online, você sabe quais são os mais comuns?

Para garantir o sucesso do seu negócio, separamos algumas estratégias de venda online e alguns pontos para ficar de olho e não cometer nenhum equívoco que te deixe no prejuízo.

Como fazer venda online?

Com o aumento da concorrência, é necessário saber como fazer venda online para destacar o seu negócio.

Só em 2019, o setor de e-Commerce tem estimativa de crescimento de 19%. Esse dado só reforça a necessidade de fazer um bom gerenciamento para evitar os erros que prejudicam as vendas online.

Lembre-se de definir muito bem o seu público-alvo, pois todo o planejamento de marketing deve ser voltado a ele. É essencial entender as necessidades do seu cliente para facilitar a tomada de decisões.

5 erros nas vendas online

Uma loja mal administrada só traz prejuízos para suas vendas online, por isso separamos pontos chave que merecem atenção.

Confira 5 erros que prejudicam as vendas online:

1 – Avaliações negativas ou falta de avaliações

Antes de comprar um produto, o cliente busca informações e uma das fontes mais confiáveis nessa busca é o relato de outros clientes.

Já que o usuário não tem um contato direto com o produto na compra virtual, é comum se basear nas experiências de outros compradores sobre qualidade, serviços de entrega ou troca.

Por isso, uma estratégia de venda online essencial para o seu negócio é garantir um espaço para comentários e avaliações. Responda todos eles, sejam positivos ou negativos, isso conta para um atendimento de qualidade.

2 – Precificação errada

Uma das estratégias de venda online mais importantes é a precificação. Você pode ter muitos concorrentes e um preço muito acima ou muito abaixo do mercado pode fazer com que você perca clientes.

É importante fazer o cálculo correto para evitar que você saia no prejuízo. Faça uma pesquisa de mercado e seja realista: coloque preços justos.

Outra dica é usar uma fórmula básica para garantir o seu lucro nas vendas online: Lucro = Demanda x (Receita – Gastos).

3 – Cuidado na hora de calcular o desconto!

Sabemos que os descontos e promoções são ótimas maneiras para atrair e fidelizar clientes, mas quando não calculados corretamente pode ser um dos maiores erros nas vendas online.

Basta ter um bom planejamento para os dois lados saírem ganhando: avalie qual o impacto dessa ação para a sua loja virtual: defina o objetivo da sua promoção, o lucro que deseja atingir, quantos produtos deseja vender e quanto você precisará investir.

Faça os cálculos para não sair no prejuízo e lembre-se de definir um prazo não muito longo para a promoção, não esqueça de levar em conta os direitos do consumidor, definido pelo Código de Defesa do Consumidor.

4 – Erros de configuração nos preços

O layout do seu e-Commerce precisa ser muito bem desenvolvido para que as informações fiquem claras ao cliente.

Um erro de precificação, como um bug nos separadores milhar e decimal podem confundir o cliente. Você pode acabar vendendo um produto por um preço muito abaixo ou até perdendo uma venda por registrar um valor muito acima do esperado.

Lembre-se de configurar bem cada produto e sempre ficar atento a qualquer problema, para solucioná-lo o mais rápido possível.

5 – Categorização

Uma das primeiras coisas que o usuário busca quando entra em um e-Commerce ou marketplace são as categorias. Uma pesquisa da Ivesp mostrou que 33% dos abandonos de compras acontecem pela falta de informações claras.

Por isso, o bom cadastro de produtos e códigos da vitrine deve seguir uma organização lógica, de fácil compreensão e bem objetivo.

Certifique-se de que os clientes serão direcionados a página correta ao clicarem na categoria desejada.

Tenha um hub de integração!

Usar um integrador eficiente e completo é a melhor forma de evitar a perda de informações entre os processos, o retrabalho e eventualmente o aumento do prazo de entrega, melhorando assim a satisfação dos clientes.

O 4MiddleWare é referência na área. O hub tem como principal diferencial a integração de ERP à plataformas de e-Commerce e Marketplace!

Acesse o site para conversar com um consultor!

Quer solucionar seus problemas de gestão? Acesse o site do 4MiddleWare e saiba como integrar o seu ERP com plataformas de e-Commerce e marketplace!

Leia também:O que é comércio eletrônico?

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