Vendas online na Black Friday: como melhorar a experiência do cliente

Como melhorar experiência do usuário no e-commerce durante a black friday

vendas online black friday

Confira as melhores estratégias de venda para a Black Friday que vão garantir a satisfação do consumidor.

O crescimento das vendas online na Black Friday não é novidade, mas você sabe o que fazer para o seu e-Commerce se destacar entre a chuva de ofertas?

Vamos abordar nesse conteúdo como você pode fugir do óbvio e oferecer a melhor experiência de compra para o usuário durante a Black Friday. 

Como funciona a Black Friday no e-Commerce?

Antes de conferir algumas estratégias de venda para a Black Friday, vamos entender o que é e como funciona a data.

Criado nos Estados Unidos, é um dia de grandes ofertas no comércio, programado para 23 de novembro. A Black Friday chegou ao Brasil em 2010 e tomou conta dos comércios eletrônicos. Hoje, tanto e-Commerces quanto lojas físicas participam da data. 

Em 2018, as vendas de comércio eletrônico subiram 23% na Black Friday do Brasil comparadas a 2017. E a tendência é que esse número cresça ainda mais, por isso é importante investir em boas estratégias de venda para a Black Friday nos e-Commerces. 

As ofertas da Black Friday são tentadoras e apresentam a grande oportunidade de adquirir um produto muito desejado pelo consumidor. 

Como melhorar a experiência do usuário durante a Black Friday?

De nada adianta ter as melhores ofertas se o seu e-Commerce não estiver preparado para receber a grande demanda de acessos durante a Black Friday. 

É essencial ter um bom planejamento para garantir a melhor experiência do usuário durante uma das épocas mais buscadas para compras online. Pensando em auxiliar você a obter a melhor performance e oferecer a melhor experiência para o seu cliente durante a Black Friday, separamos alguns pontos chaves para desenvolver toda a logística na data:

1- Usabilidade do website

O ponto principal durante as vendas online na Black Friday é a usabilidade do seu e-Commerce. Ninguém quer ter dificuldades na hora de fechar uma compra, não é mesmo?

Garanta que a versão mobile esteja funcionando corretamente e lembre-se de facilitar o caminho do usuário até o produto: utilize botões e ícones de fácil identificação, faça uma categorização clara dos produtos e tenha um mecanismo de busca eficiente.

Verifique também o tempo de carregamento do seu site e mantenha ele configurado para atender toda a demanda da Black Friday

2 – Marketing e promoções

O seu grande diferencial pode estar nas estratégias de marketing e nas promoções propostas. Lembre-se de começar a divulgação antes da Black Friday. 

Faça anúncios mostrando que a sua loja oferecerá ofertas especiais durante a Black Friday, vale até fazer uma contagem regressiva e estimular a interação com o público. Diversifique os canais de comunicação nesse período e capture a atenção do usuário com maior eficiência!

Sobre a definição de promoções, é importante fazer um planejamento antecipado. Decida quais os produtos e benefícios serão oferecidos e não se esqueça de que devem estar dentro do orçamento da empresa para que você não saia no prejuízo. 

3- Preços justos e competitivos

Colocar um preço justo e competitivo com a concorrência pode ser difícil, mas não se deixe levar pelo famoso “metade do dobro”. 

Essa estratégia de venda para a Black Friday trabalha com o psicológico do usuário, apresentando o desconto como uma oportunidade única e imperdível, mas muitos a usam de forma inadequada. 

Faça uma pesquisa da concorrência e seja sincero com o seu consumidor: apresente preços justos. Assim a loja e o cliente podem sair satisfeitos.

 4 – Utilize a estratégia de Omnichannel

O conceito de omnichannel tem sido cada vez mais utilizado pelo comércio eletrônico. O grande objetivo aqui é aproximar os canais online e offline da empresa, proporcionando uma experiência de compra melhor para o cliente.

A ideia é integrar todos os canais da sua loja. Por exemplo, você pode fazer uma venda online e o consumidor pode decidir retirar o produto na sua loja física. O mesmo vale para processos de troca. 

Oferecer essa experiência durante as vendas online na Black Friday pode ser um grande diferencial, além de contribuir para estabelecer um relacionamento com o cliente. 

Facilite a gestão com um hub de integração!

Como vimos, as boas ofertas da Black Friday podem não ser suficientes para garantir a compra no seu e-Commerce. 

 A melhor maneira de proporcionar um atendimento de qualidade é ter um integrador eficiente para solucionar seus problemas de gestão. 

O 4Middleware é referência no mercado e oferece um diferencial: ele integra o seu ERP aos maiores e-commerces e marketplaces do mercado! Acesse o site para saber mais. 

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Leia também: O que é marketplace?

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