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Como funciona a troca de mercadorias no varejo

Você é lojista mas ainda não compreende completamente qual a obrigatoriedade do seu estabelecimento em caso de devolução e troca de produtos? Entenda agora como funciona a troca de mercadorias no varejo!

As regras sobre a troca de mercadorias no varejo ainda confundem a cabeça de muitos lojistas que não sabem até onde vai a obrigação do seu comércio em relação à devolução e troca de produtos comprados.

A realização de troca de mercadorias ou mesmo devoluções são duas situações indesejadas para os donos de comércios, mas ao mesmo tempo muito natural.

O maior problema é quando o estabelecimento não está preparado para essas situações e desconhece seus direitos e deveres com o cliente.

Se você empreende um varejo e nessas situações surgem perguntas como:

  • É obrigatório realizar a troca se o produto não serviu no cliente?
  • O que devo fazer quando a mercadoria apresentar defeitos?
  • Devo realizar a troca caso o cliente mude de ideia após levar o produto para casa?

Pensando em facilitar a sua resposta frente a essas situações reunimos algumas informações de como funciona a troca de mercadorias no varejo.

Regras sobre a troca de mercadorias

Segundo o CDC (Código de Defesa do Consumidor), a obrigatoriedade de troca de mercadoria é quando o produto apresenta algum defeito.

Ao se deparar com um caso desse tipo o lojista deve ou efetuar a troca por outro produto equivalente ou devolver o dinheiro ao consumidor. 

O prazo para solucionar este problema é de até 30 dias após a data de reclamação. 

Para exigir a devolução e troca de produtos o consumidor tem até 90 dias após a compra.

As trocas de mercadorias sem defeitos ficam a critério do lojista, porém alguns comerciantes optam por realizar a troca como uma forma de fidelizar os seus clientes, nesse caso é necessário determinar um prazo para a realização desse processo.

É válido lembrar também do termo arrependimento de compra, que acontece quando o cliente adquire a mercadoria fora do estabelecimento, ou seja, por meio de compra e venda digital ou por telefone. 

Neste caso o consumidor tem um prazo de até 7 dias após o recebimento do produto para ter o valor da compra de volta.

Estoque de troca

Um aspecto muito importante a se considerar na troca de mercadorias no comércio é manter um estoque específico para estas situações.

O ideal é que tanto o espaço físico do estoque quanto no sistema, o mesmo seja controlado de forma separada do convencional.

A troca de um produto tem impacto em várias áreas, desde gerencial até o fiscal, portanto o ideal é ter um sistema de controle de estoque eficaz para evitar problemas na empresa e desconforto com o cliente.

Como proceder em casos de devolução e troca de produtos 

Lembre-se antes de tudo que é obrigatório que os estabelecimentos tenham um exemplar do Código de Defesa do Consumidor, conforme Lei 12.291. Isso pode ajudar tanto o cliente quanto o próprio lojista em algumas situações!

Para que a troca de mercadorias no comércio seja assertiva é preciso também criar uma política de devoluções e trocas e deixá-la exposta no comércio e no site da empresa.

Uma dica importante para que a realização de troca de mercadorias funcione corretamente sem muitos desconfortos é ter um setor exclusivo para essa função.

Uma vez realizada a devolução ou troca é essencial definir qual será o destino daquele produto e lançar as informações necessárias no sistema de gerenciamento de estoque.

Agora que você já aprendeu como funciona a troca de mercadorias no varejo, lembre-se que as vendas são um relacionamento com o cliente que poderá se tornar fiel ao seu negócio e até mesmo online o consumidor deve receber um atendimento personalizado

Portanto sempre mantenha seu estoque em dia para evitar situações desconfortáveis com a sua clientela.

Para ter um estoque dinâmico e seguro além de um gerenciamento de vendas de qualidade aposte no 4Middleware como solução. 

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