Saiba como aplicar o conceito de curva ABC na gestão de estoque - 4MiddleWare RJS Tecnologia

Saiba como aplicar o conceito de curva ABC na gestão de estoque

Você sabe o que é curva ABC? Entenda como funciona essa técnica e saiba como ela pode te ajudar na organização e no aumento de vendas do seu negócio!

Saiba como aplicar o conceito de curva ABC na gestão de estoque
Entenda o que é curva ABC e como ela pode te ajudar a organizar e impulsionar as suas vendas online!



Cuidar de toda a parte administrativa e pensar em ações de divulgação para aumentar suas vendas online nem sempre é fácil, mas quando você tem organização e consegue analisar o seu negócio tudo fica mais fácil. Um dos maiores benefícios da curva ABC é exatamente este: te ajudar a enxergar melhor sua empresa.
Para isso, vamos entender o que é curva ABC e como aplicá-la à sua loja para otimizar a sua gestão e aumentar as suas vendas. Continue a leitura para conferir!
O que é curva ABC?
A curva ABC nada mais é do que uma técnica para organizar o seu estoque. O objetivo é categorizar os produtos, determinando os mais importantes e os menos vendidos. 
A falta de organização do estoque é um dos grandes erros que podem prejudicar as vendas online, pois a falta de um produto ou a divulgação errada pode gerar uma experiência insatisfatória para o consumidor. E você sabe a importância de garantir a satisfação do cliente na loja virtual, certo?
Aplicar o conceito de curva ABC na gestão de estoque pode ser uma ótima forma de impulsionar as suas vendas. Com essa técnica você consegue fazer uma análise da sua loja e pode planejar melhor suas promoções e estratégias de marketing digital.  
Como fazer curva ABC de estoque?

Como você pode ver, os benefícios da curva ABC vão além da organização e podem te ajudar a ter uma visão mais ampla do seu negócio, possibilitando uma melhoria na gestão de produtos no varejo e aumentado a velocidade do giro.
Para entender melhor como funciona o processo, vamos te explicar como fazer curva ABC de estoque para melhorar a organização do seu negócio e ainda ajudar na tomada de decisões. 
Curva A
Para começar pense nessa técnica como uma hierarquização dos seus produtos. Sendo assim, a curva A deve representar seus tops de vendas.
Inclua na curva A os itens que equivalem a 80% das suas vendas totais: os favoritos do público e que precisam de reposição constante. 
Curva B
A curva B já considera os produtos com uma porcentagem bem menor de vendas: inclua os itens que representam 15% do seu faturamento total.
Apesar de ter uma porcentagem maior, os produtos desta curva ainda são vendidos com uma certa frequência, mas necessitam de uma reposição mais espaçada. 
Curva C
A curva C deve representar aqueles produtos que nunca vendem e ficam encalhados no seu estoque. Adicione aqui os itens que equivalem a apenas 5% do faturamento de suas vendas.
O grande objetivo da análise proporcionada pela aplicação da curva ABC na gestão de estoque é exatamente movimentar os produtos da curva C e tirá-los do estoque. 
Para fazer isso, você pode planejar promoções e descontos. Isso pode ser feito durante o Dia do Consumidor ou na Black Friday, por exemplo, que são algumas das melhores datas comemorativas para vendas online
Otimize a gestão do seu negócio!
Para melhorar ainda mais a gestão do seu negócio e aumentar as suas vendas online, já pensou em integrar seu ERP às plataformas de e-Commerce e Marketplaces? 
Com o hub de integração 4MiddleWare isso é possível! Além de facilitar a gestão, o hub vai evitar erros na hora de realizar análises de vendas da sua loja, o que pode complementar a aplicação do conceito curva ABC e melhorar ainda mais a sua visão sobre as vendas. 
Acesse nosso site para conversar com um consultor e garantir a automatização de processos na sua empresa. 

Não perca tempo, inove agora mesmo!

ou

Fale Conosco

Fale Conosco

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Siga-nos

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Não perca tempo, inove agora mesmo!

ou

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Receba dicas exclusivas em seu e-mail.